PAIS DE ATLETAS

Os Pais têm um papel fundamental na vida desportiva dos seus filhos. Ser Pai/Mãe de um atleta é enfrentar um conjunto de desafios em relação aos quais, raramente, os Pais estão preparados para lidar.

E ESSES DESAFIOS COMEÇAM POR

saber lidar com derrotas, falta de confiança, excesso de competitividade, insegurança, medos e bloqueios.

Tem alguma dificuldade em responder a questões deste tipo?

  • Devo abordar com o meu filho questões relacionadas com as opções e decisões do treinador?
  • Como devo falar o meu filho(a) em situações de derrota?
  • O que devo dizer ao meu filho(a) quando ele(a) está menos confiante e inseguro?
  • O meu filho(a) faz ótimos treinos durante a semana, mas quando chega o dia da competição, parece que bloqueia. Devo abordar este assunto com ele(a)? E de que forma?

Quer ajuda-lo(a), fortalecendo a vossa relação e contribuindo para o seu sucesso, não só no campo desportivo como na vida?

DO DESPORTO PARA A VIDA

O Programa para Pais de Atletas está desenhado no pressuposto de que o Desporto é uma excelente plataforma para o desenvolvimento de um conjunto de competências nos jovens que, para além de benéficas para o seu rendimento desportivo, são a base para a construção de Seres Humanos Felizes e mais preparados para lidar com os desafios da vida adulta.


Sendo o Desporto tão benéfico para os nossos filhos(as) em tantas dimensões, seria um desperdício não aproveitar esse contexto para os ajudar a crescer emocionalmente.


Para tal, queremos ajudar os Pais de Atletas a tornarem-se verdadeiros aliados na vida desportiva dos seus filhos.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA PARA PAIS DE ATLETAS

Este Programa está dividido em 4 sessões online que se realizam semanalmente, de acordo com o seguinte itinerário programático:

Sessão 1

A Mente do Jovem Atleta

Nesta sessão vamos poder compreender melhor o papel de todos os intervenientes na prática desportiva dos filhos.


Serão também partilhados alguns conceitos que as neurociências têm desvendado sobre o comportamento humano. Nesta sessão, será feito um diagnóstico sobre o papel dos pais na vida desportiva dos filhos.

Sessão 2

Técnicas de Comunicação para Pais de Atletas

Nesta sessão os Pais vão adquirir um conjunto de técnicas que ajudam os seus filhos a fortalecer a motivação e autoestima.


Após esta sessão, os Pais vão compreender a influência que a sua comunicação tem no estado emocional dos seus filhos, permitindo-lhes ficarem mais aptos a gerir os momentos delicados da vida desportiva dos jovens atletas.

Sessão 3

Desbloquear o Potencial

O desempenho do(a) jovem atleta está muito relacionado com o facto de conseguirmos que ele(a) mantenha o foco nos processos e não tanto nos resultados.


Por essa razão, vamos partilhar com os Pais algumas ferramentas e estratégias que os ajudam a motivar os seus filhos, enquanto contribuem para o aumento do compromisso e rendimento desportivo.

Sessão 4

Ajudar a Lidar com as Emoções

Uma das caraterísticas desta nova geração está relacionada com o seu baixo nível de Inteligência Emocional, o que contribui para uma maior dificuldade em lidar com situações adversas.


A gestão emocional é o tema de fundo desta sessão, onde vamos abordar algumas estratégias que os Pais podem pôr em prática junto dos seus filhos, ajudando-os a lidar com momentos de maior ansiedade, falta de confiança, entre outras.

DESPORTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Seguindo um fio condutor, ao longo destas 4 sessões, no final do Programa para Pais de Atletas os educadores estarão, assim, mais bem preparados para se assumirem como “Treinadores Mentais” dos seus filhos e, dessa forma, potenciarem tudo o que de bom o Desporto traz para a sua Educação e Desenvolvimento Humano.

Se chegaste aqui, e és pai ou mãe de um(a) atleta, considera participar deste programa.


Irás criar uma base sólida para o crescimento e o sucesso do(a) teu(tua) filho(a) no desporto e na vida

COM QUEM JÁ TRABALHÁMOS!

Trabalhos realizados com desportistas/equipas de entidades